| Nova variante do coronavírus de Manaus já pode estar circulando em Mato Grosso.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis informou, esta semana, que investiga dois casos suspeitos de infecção pela nova variante do coronavírus, que surgiu em Manaus, no Amazonas.
Segundo o órgão, o primeiro caso é de um caminhoneiro daquele Estado que estava em trânsito por Mato Grosso, passou mal, e procurou a UPA em Rondonópolis.
Ele foi transferido para o Hospital Regional, mas morreu. O resultado do exame dele deu inconclusivo para a nova cepa.
O outro caso suspeito é de um morador de Rondonópolis que esteve em Manaus recentemente e está internado no Hospital Unimed.
A equipe médica ainda aguarda o resultado do exame para confirmar se é ou não a nova cepa.
A nova variante conhecida como P 1 foi identificada primeiramente no Japão, após quatro passageiros de Manaus que desembarcaram em Tóquio, terem sido diagnosticados com Covid-19.
Os passageiros desembarcaram na capital japonesa no dia dois de janeiro, após uma temporada no Amazonas, desenvolveram sintomas leves e cumpriram quarentena no aeroporto de Tóquio.
Os especialistas avaliam que a variante do coronavírus encontrada no Japão, mas com origem no estado do Amazonas, já é dominante na capital Manaus, o que reforça a suspeita inicial de que possa ser mais contagiosa
O estado do Amazonas sofre com um forte aumento de casos da Covid-19 e sobrecarga no sistema de saúde público, com falta de oxigênio em hospitais e transferência de pacientes.