Municípios vão receber 4,7 milhões de doses a partir de 24 de março

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Leandro Martins - Bancoc e Brasília

Os municípios brasileiros devem receber, entre os dias 24 e 28 deste mês, 4,7 milhões de doses da vacina contra a covid-19, que devem ser aplicadas como primeira dose, imediatamente.

Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a remessa contará com 2,7 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan, produzidas no Brasil, e 2 milhões da vacina da AstraZeneca/Oxford, importadas da Índia pela pasta. Ainda de acordo com o ministro, todas as vacinas dessa nova entrega serão destinadas apenas para a aplicação da primeira dose, para acelerar o processo de vacinação no Brasil.

Em reunião nesta sexta-feira (19), em Brasília, no Ministério da Saúde, prefeitos de oito capitais e representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) pediram ao ministro prioridade de vacinação dos professores, para garantir o retorno às aulas presenciais. Segundo o presidente da instituição, Jonas Donizete, eles ouviram do ministro a promessa de analisar o assunto nos próximos dias, e que a vacinação dos educadores deve acontecer em março.

A FNP informou que não apoia a compra isolada da vacina por municípios e estados, e acrescentou que a iniciativa privada pode ajudar na compra de doses, desde que sejam enviadas aos estoques do Programa Nacional de Imunizações.

Os prefeitos cobraram também o repasse de recursos para os municípios seguirem mantendo leitos de UTI para a covid-19, e para que possam ampliar o número de leitos. O ministro garantiu que o pagamento referente aos meses de janeiro a março será feito em breve, e que a pasta só aguarda a liberação de crédito.

 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.