Mudanças anunciadas pelo Governo Federal no financiamento da saúde preocupam gestores municipais

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio

As mudanças no financiamento da Atenção Primária de Saúde foram tratadas no primeiro painel do Encontro Municipalista 2019, que começou nesta segunda-feira e é realizado pela AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios.

O evento reuniu representante do Ministério da Saúde e das secretarias municipais de saúde para discutir as mudanças que devem entrar em vigor no próximo ano.

O painel foi mediado pelo presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso e secretário de Saúde de Tapurah, Marco Antônio Norberto, e contou com a participação do presidente do Conasems, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Wilames Freire, do secretário nacional de Atenção Primária, Luiz Gustavo Melo, e do prefeito de Poxoréu e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sul, Nelson Paim.

Na ocasião, Norberto destacou que existe uma grande preocupação dos prefeitos quanto as mudanças no financiamento da saúde.

“Existe uma certa desconfiança por parte dos gestores quando se fala em novo modelo de financiamento, por que hoje as prefeituras já investem entre 26 e 32% dos seus recursos na área de saúde”, afirmou o presidente do Cosems.

Conforme afirmou o secretário de Atenção Primária, Luiz Gustavo, o novo financiamento é uma das prioridades do Governo Federal para a Saúde, juntamente com os programas Médicos para o Brasil, Saúde na Hora e capacitação dos agentes comunitários de Saúde e Endemias.

A proposta usa como modelo a experiência do Reino Unido, onde o desempenho é levado em conta para a distribuição dos recursos.

Ainda de acordo com o representante do Ministério da Saúde, os objetivos são a valorização das Equipes do programa Saúde da Família, estimular o aumento da cobertura e fortalecimento do SUS, além de estimular um melhor desempenho. 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.