Ministro sobrevoa pantanal e autoriza uso retardante de chamas para controlar fogo na região

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Voz: Vinícius Antônio

Durante visita a Mato Grosso, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que mais 10 milhões de reais já foram liberados para a Operação Pantanal 2, que combate o incêndio na região de Poconé e Barão de Melgaço.

 

O ministro sobrevoou a área queimada nesta terça-feira, acompanhado pelo governador Mauro Mendes.

  

“Esse volume de 10 milhões a mais é justamente para que as aeronaves possam estar em emprego absoluto”, reforçou Salles.

 

O Pantanal mato-grossense queima desde o dia 17 de julho e o fogo já consumiu 320 mil hectares de vegetação.

  

Ainda conforme o ministro, o Governo Federal também realizou a maior contratação de brigadistas para ajudar no combate aos incêndios.

 

“É a maior brigada dos últimos anos. 50% a mais de brigadistas, três mil pessoas contratadas pelo Governo Federal”, explicou.

   

 Após sobrevoar a área afetada, o ministro convocou apoio de aviões agrícolas e autorizou a utilização de retardantes de fogo para controlar o incêndio no Pantanal. Segundo ele, o produto tem se mostrado mais eficaz que o uso da água.

 

Retardante de chamas é uma substância química, parecida com fertilizante, utilizada com o objetivo de retardar ou, se possível, eliminar a propagação de fogo em um material.

 

Já o governador Mauro Mendes afirmou que o Estado possui uma tecnologia de monitoramento por imagens capaz de identificar como e onde os incêndios começaram.

 

“Nós temos tecnologia suficiente para identificar minuto a minuto o que acontece no Estado de Mato Grosso. Uma região de incêndio dessa, recuperamos nossas imagens do sistema planet e vamos ter imagens que podem demonstrar exatamente quando o fogo começou, onde começou, em que ponto começou”, afirmou Mendes.

 

O governador explicou ainda que esse recurso será utilizado para punir o responsável pelos incêndios, sem que isso recaia sobre o produtor rural. Até o momento, segundo ele, já foram aplicados quase 600 milhões de reais em multas, só este ano.  

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.