| Ministro diz que governo Bolsonaro quer uma solução rápida para a obra paralisada do VLT.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, garantiu ao senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, que o Governo Federal tem interesse em dar uma solução rápida e adequada para as obras do VLT, Veículo Leve sobre Trilhos, na Grande Cuiabá.
O encontro com o ministro aconteceu está semana, cuja a pasta lidera um grupo de trabalho encarregado de elaborar estudo para subsidiar decisão sobre a retomada do empreendimento.
Segundo o ministro, os contratos de financiamento do VLT se encontram ativos e disponíveis. São recursos contratados junto a Caixa Econômica Federal e BNDES e cuja utilização vai depender da avaliação final sobre a obra.
O Grupo de Trabalho prepara relatórios de serviços, equipamentos e obras entregues, alternativas tecnológicas, gestão financeira, gestão de riscos e perspectiva jurídica.
Wellington Fagundes relatou ao ministro a situação do VLT e do que ele chama de ‘ferida aberta’ nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.
Segundo ele, é fundamental encontrar uma solução, uma vez que existe um sentimento de desperdício de recursos muito grande por parte da população das duas cidades.
“Obra paralisada, ainda mais nessa magnitude, representa um grande prejuízo para todas as partes”, salientou Fagundes, ao lembrar que o VLT era uma das mais significativas obras da Copa do Mundo de 2014.
“O que estamos fazendo neste momento é buscar uma solução para o VLT, levando em consideração sua importância para Cuiabá e Várzea Grande, ” acrescentou o senador mato-grossense.
Para Canuto, o VLT representa muito dentro da política de desenvolvimento regional, já que permitirá que a Grande Cuiabá obtenha um grande salto de qualidade na sua plataforma de mobilidade urbana.
A obra do Veículo Leve sobre Trilhos foi projetada para ter uma extensão de 22 quilômetros, com dois itinerários.