| Mendes reclama da falta de apoio do Governo Bolsonaro no financiamento de UTIs.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Durante a solenidade de entrega de 10 leitos de UTI para pacientes de Covid-19, em Primavera do Leste, o governador Mauro Mendes, do DEM, reclamou da falta de apoio do Governo do presidente Jair Bolsonaro no financiamento da saúde. Segundo Mendes, o problema agravou neste ano.
“O financiamento das UTIs é obrigação do Governo Federal e do Governo do Estado em parceria com as prefeituras. Hoje, nós estamos gastando em média 15 milhões de reais por mês do Governo do Estado para financiar essas UTIs. O Governo Federal que devia pagar no mínimo 50%, hoje paga só 8%”, explicou o governador.
De acordo com Mauro, atualmente Mato Grosso gasta o dobro que o Governo Federal porque novas UTIs não estão sendo habilitadas.
“É uma grande reclamação dos secretários, dos governadores, porque é uma obrigação do SUS fazer esse financiamento. Como o Governo Federal não faz, nós assumimos o compromisso com as prefeituras, com os prestadores de serviço”, ressaltou Mauro Mendes.
Mendes disse ainda que caso o Governo Federal habilitasse os leitos, o Ministério da Saúde pagaria os mil e 600 reais por dia, para cada leito, enquanto o Estado bancaria 400 reais.
O governador destacou que mesmo com as dificuldades, Mato Grosso já inaugurou 30 leitos de UTI, sendo 10 em Primavera do Leste, 10 na Santa Casa de Cuiabá e 10 no Hospital Metropolitano, de Várzea Grande.