Mato Grosso já finalizou o plano de combate à hanseníase em 18 municípios

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio

Em seis meses, Mato Grosso já elaborou 18 dos 20 planos municipais de enfrentamento à hanseníase propostos pelo Projeto Apoiador, do Ministério da Saúde.

Lançado em agosto de 2019, o projeto do Governo Federal tem duração de 12 meses e contempla, além de Mato Grosso, os estados de Goiás, Pará, Bahia, Piauí e Maranhão. 

Os municípios mato-grossenses selecionados para participar do projeto foram definidos considerando a participação deles na oficina macrorregional realizada pelo Ministério, em julho de 2019 em Goiânia.

Até o momento, concluíram o plano os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Água Boa, Canarana, Querência, Colíder, Barra do Garças, Nova Xavantina, Sinop, Sorriso, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Comodoro, Juína, Tangará da Serra e Alta Floresta. Estão em processo de finalização do documento as cidades de Alto Taquari e Santo Antônio de Leverger.

Em Mato Grosso, a atividade é realizada pela enfermeira sanitarista de Pernambuco, Raissa Alencar, enviada pelo Ministério da Saúde para desenvolver a ação juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde.

Para o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, a ação mostra que Mato Grosso faz um grande esforço junto à atenção primária para alcançar as metas deliberadas nacionalmente.

Para o secretário adjunto de Atenção em Vigilância em Saúde da SES, Juliano Melo, o projeto contribui no alcance das metas do Plano Estadual, que prevê implementação dos planos municipais, diagnóstico precoce, avaliação de contatos, capacitações, entre outras atividades.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.