04 MÁQUINAS AGRÍCOLAS. Período de colheita requer cuidados para evitar acidentes na rede elétrica.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria Energisa
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O último relatório de acompanhamento do Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, aponta que a colheita da soja em Mato Grosso ultrapassou 66% na última semana, com produção estimada de mais de 44 milhões de toneladas de soja nesta safra de 2024/2025.
Com a movimentação intensa no campo e nas estradas para escoar os grãos, setores de segurança e a concessionária de energia alertam para a prevenção de acidentes.
De acordo com o coordenador de saúde e segurança do trabalho da Energisa Mato Grosso, Heitor Galdino, para que o trabalho seja feito sem risco, é preciso estar atento a alguns detalhes.
Ele explicou que os técnicos da concessionária sabem do profissionalismo dos produtores e dos operadores no campo, com um elevado investimento inclusive tecnológico. Mas é importante ter esse cuidado extra no campo e na estrada porque com energia elétrica não se pode vacilar.
Em Mato Grosso, de janeiro de 2024 até janeiro de 2025 foram registradas cerca de 25 ocorrências no campo, dessas 10 resultaram em mortes.
As principais causas das ocorrências são por choque após fios energizados caírem sobre veículos agrícolas.
Galdino enfatizou que a primeira opção é sempre não atingir a rede, mas se isso acontecer, o condutor não deve deixar o interior do veículo. Lá ele está em um local isolado.
Outra orientação é “não acionar a caçamba ou inspecionar carga próximo aos cabos de energia. É fundamental controlar a altura da carga e prestar atenção na altura máxima permitida,” alerta o especialista.
Ele disse também que se um galho de árvore estiver próximo ou tocando um fio de energia, não realize a poda por conta própria.
O coordenador disse ainda que mesmo com as dicas, é importante ressaltar que para sanar dúvidas, ou casos de urgência e acidentes, a Energisa deve ser procurada pelos canais de atendimento oficiais. Um deles é o 0800 6464 196.