Conab lança edital que libera R$ 14 milhões para agricultura familiar em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

Com foco em comunidades tradicionais e agricultores familiares da Amazônia Legal, a Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, lançou esta semana, o edital Amazônia Viva, que destina 80 milhões de reais para apoio logístico ao processamento e à armazenagem de alimentos e produtos da biodiversidade.

Para Mato Grosso, serão destinados 14 milhões de reais para ampliar a capacidade produtiva, a infraestrutura de armazenagem e o acesso à energia renovável.

O estado recebe o terceiro maior volume de recursos, atrás apenas do Pará e do Amazonas, com 15 milhões cada.

O edital define os critérios de avaliação e os itens financiáveis, incluindo assistência técnica, consultorias, obras, logística, bolsas de pesquisa, estágios, despesas administrativas e aquisição de máquinas, equipamentos e insumos.

Serão apoiadas pelo menos 32 propostas, com valores entre 500 mil reais e dois milhões e meio de reais, em projetos nos estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

A iniciativa é voltada a cooperativas, associações da agricultura familiar, povos indígenas, comunidades quilombolas e tradicionais, extrativistas, pescadores artesanais e organizações da sociedade civil com atuação comprovada na região.

Projetos com maior número de beneficiários, protagonismo feminino, participação de jovens e atuação em cadeias da sociobiodiversidade terão prioridade.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou que fortalecer essas populações contribui para valorizar os saberes locais, proteger a floresta, combater as mudanças climáticas e gerar renda de forma sustentável.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da Conab.

 

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Enéas Jacobina