| 07 Plano Safra da Agricultura Familiar injetou quase três bilhões de reais em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Roberto Castro
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio
A retomada do Plano Safra da Agricultura Familiar pelo governo federal resultou na aplicação de quase três bilhões de reais em Mato Grosso entre os ciclos de 2023 e 2025.
Os recursos foram acessados por agricultores familiares por meio de crédito com juros subsidiados, destinados principalmente à produção de alimentos que abastecem o mercado interno.
Até o momento, considerando que o ciclo atual segue até 30 de junho de 2026, o estado já soma mais de 27 mil contratos de crédito rural formalizados.
Em todo o país, o Pronaf, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, ultrapassou a marca de dois milhões de produtores beneficiados, consolidando um período de investimentos recordes no setor.
Além do volume financeiro, o programa passou por mudanças estruturais, como a redução das taxas de juros para alimentos básicos e a criação de linhas específicas para mulheres rurais, jovens e projetos de transição agroecológica.
O estímulo ampliou a diversificação produtiva, com crescimento nacional de 107% nos contratos para bovinos, 92% para o feijão e 30% para o arroz, além de avanços na produção de leite e pescados.
Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o fortalecimento da agricultura familiar foi decisivo para que o Brasil deixasse o Mapa da Fome da ONU em 2025.
O ministro destacou ainda que a política refletiu na redução de preços em feiras e supermercados e no fortalecimento de programas de compras públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa de Aquisição de Alimentos, que garantem renda ao produtor rural e segurança alimentar para populações em situação de vulnerabilidade.
Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Yaponira Cavalcanti