| Mais de 60% dos municípios brasileiros são considerados desertos de notícias por ausência de veículo de comunicação local.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Maíra Matos
A maior parte dos municípios brasileiros, 62,6% do total, são "desertos de notícias". Isso porque nessas localidades não existe veículo local de imprensa para informar a população sobre o que ocorre na cidade.
Nessa situação, vivem mais de 37 milhões de pessoas, de acordo com levantamento realizado pelo Atlas da Notícia, publicado esta semana.
O Nordeste com 73,5% dos municípios desinformados, e o Norte, com 71,8%, são as regiões com maior proporção de "desertos".
Em Estados dessas regiões, a porcentagem é maior: Tocantins, com 89,2%, Rio Grande do Norte, 85,6%, Piauí, 83% e Paraíba, com 81,6% dos "desertos de notícias".
Há ainda os "quase desertos" de notícias, 19,2% dos municípios. São localidades que têm apenas um ou dois veículos jornalísticos Ao menos 27,5 milhões de brasileiros vivem em cidades assim, segundo a pesquisa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo.
Isso quer dizer que 64,8 milhões de pessoas - ou 31% da população nacional - podem ficar mal informadas sobre o poder público municipal para as eleições do ano que vem.