Mais de 60% dos municípios brasileiros são considerados "desertos de notícias" por ausência de veículo de comunicação local

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Maíra Matos

A maior parte dos municípios brasileiros, 62,6% do total, são "desertos de notícias".  Isso porque nessas localidades não existe veículo local de imprensa para informar a população sobre o que ocorre na cidade.

Nessa situação, vivem mais de 37 milhões de pessoas, de acordo com levantamento realizado pelo Atlas da Notícia, publicado esta semana.  

O Nordeste com 73,5% dos municípios desinformados, e o Norte, com 71,8%, são as regiões com maior proporção de "desertos".

Em Estados dessas regiões, a porcentagem é maior: Tocantins, com 89,2%, Rio Grande do Norte, 85,6%, Piauí, 83% e Paraíba, com 81,6% dos "desertos de notícias".   

Há ainda os "quase desertos" de notícias, 19,2% dos municípios. São localidades que têm apenas um ou dois veículos jornalísticos Ao menos 27,5 milhões de brasileiros vivem em cidades assim, segundo a pesquisa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo.

Isso quer dizer que 64,8 milhões de pessoas - ou 31% da população nacional - podem ficar mal informadas sobre o poder público municipal para as eleições do ano que vem.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.