| Mais de 230 mil motoristas já estão com placas do modelo Mercosul nos veículos em MT.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Mato Grosso já tem 238 mil 452 veículos emplacados com o padrão Mercosul.
O novo modelo mantém os sete caracteres da placa atual brasileira, porém com quatro letras e três números, e não mais três letras e quatro números, que poderão ser “embaralhados”, e não mais dispostos de maneira fixa em uma sequência.
O fundo também sofreu a mudança de cor e passa a ser totalmente branco. Além disso, a bandeira do Brasil e a escrita substitui o município.
Com isso, os veículos com a nova placa podem circular livremente nos países que integram o Mercosul, sem autorização prévia. A nova placa não tem mais os símbolos que permitiam a identificação de local de registro do veículo.
Também sofreu mudança a cor dos caracteres para diferenciar os tipos de veículos.
Os veículos de passeio com a cor preta, veículos comerciais, de aluguel e aprendizagem, na cor vermelha, carros oficiais na cor azul, a verde para veículos em teste, para veículos diplomáticos dourado e cinza prata para os veículos de colecionadores.
Todas as placas devem conter o código de barras tipo QR Code com informações do banco de dados do fabricante da placa e o número de série.
O objetivo é controlar a produção, logística, estampagem e instalações da PIV nos respectivos veículos, além da verificação da sua autenticidade.
O novo modelo de placa é obrigatório somente em primeiro emplacamento do veículo, substituição de qualquer das placas em decorrência de mudança de categoria do veículo, furto, extravio, roubo ou dano da referida placa, mudança de município ou de Unidade Federativa, necessidade de instalação da segunda placa traseira, perda ou danos no lacre.
O proprietário de veículo que desejar fazer a troca voluntária para o novo modelo de placa também poderá fazer o emplacamento.