Lúdio Cabral participa de manifestação, em Cáceres, contra a implantação da hidrovia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Aproveitando o dia do rio Paraguai, celebrado neste sábado, 14 de novembro, o deputado estadual Lúdio Cabral, do PT, participou em Cáceres, nesta quinta-feira, de uma manifestação em defesa do rio.

 

O parlamentar é contra o projeto de lei que cria uma hidrovia.

 

A proposta da hidrovia prevê alterar o curso do rio, tornar o leito mais profundo e aumentar a velocidade de escoamento da água para permitir a navegação de grandes embarcações de carga, principalmente para transporte de soja.

 

De acordo com Lúdio, a criação da hidrovia atende unicamente aos interesses dos empresários do agronegócio, uma vez que mudar o curso d’água pode “matar” o rio.

 

“Os municípios vizinhos do rio tem outro modelo de desenvolvimento econômico, que deve estar sintonizado com a proteção do rio Paraguai e ao Pantanal. O modelo de agronegócio não cabe ao pantanal, e esse projeto só interessa aos gigantes”, criticou Lúdio.

 

O parlamentar ainda lista os problemas que a hidrovia implicaria. Inclusive, citou a queimada no Pantanal, que devastou o bioma em 29%, registrando recorde de destruição pelo fogo em 22 anos.

 

Como alternativa, Lúdio aponta que a navegação turística e o ecoturismo fomentariam a região. A própria sede da Unemat, em Cáceres, já traria potencial e desenvolvimento de pesquisa no local.

 

“O pantanal tem vocação, esse pedaço precisa ser potencializado, e não ocorrer essa expropriação do Pantanal para atender aos interesses do agronegócio”, finalizou o deputado.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.