Líder indígena Kayapó Cacique Raoni recebe Prêmio Cultural Liberatum nesta quarta-feira, em Londres

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio:

 

O líder indígena Cacique Raoni, símbolo mundial da proteção da Amazônia e dos direitos dos povos originários, será homenageado em Londres, nesta quarta-feira, com o 13º Prêmio Cultural Liberatum, uma das distinções mais prestigiadas do cenário internacional de diplomacia cultural.

Aos 93 anos, o cacique do povo Kayapó viajou ao Reino Unido para participar da cerimônia, que reúne nomes de destaque das artes, do ativismo e da política global.

O evento terá a cantora brasileira Anitta como coanfitriã, ao lado de personalidades como Martin Scorsese, Sharon Stone, Bianca Jagger, Paris Jackson, Rossy de Palma, e Zac Goldsmith, entre outros convidados especiais.

A homenagem reconhece o impacto duradouro do Cacique Raoni na conscientização global sobre a preservação ambiental, a valorização da cultura indígena e a defesa da Amazônia.

A cerimônia acontece em um momento simbólico: duas semanas antes da COP30, que será realizada em Belém do Pará, no coração da floresta que ele protege há mais de meio século.

Na ocasião, o cacique afirmou que recebe a homenagem com gratidão e reforçou que a sua missão sempre foi proteger a floresta e defender os povos indígenas.  Raoni lembrou ainda que sem a floresta, não há futuro.

Já o fundador do Liberatum, Pablo Ganguli destacou que o Cacique Raoni é uma figura moral e espiritual cuja mensagem transcende fronteiras. Segundo ele, a liderança de Raoni inspira gerações e reforça a urgência de proteger a Amazônia e seus povos.