| 01 Ministro Fávaro entrega mais de 300 máquinas para as 142 prefeituras de Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Caroline De Vita / Mapa
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio
O ministro Carlos Fávaro entregou mais 310 máquinas do Promaq, Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola, iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária que contemplou as 142 prefeituras do estado.
A entrega aconteceu nesta terça-feira, em Cuiabá e, com este novo repasse, Mato Grosso já totaliza mais de 500 máquinas e equipamentos disponibilizados pelo governo federal aos municípios.
Durante a cerimônia, o ministro Carlos Fávaro destacou que o Promaq integra o conjunto de políticas públicas retomadas no governo do presidente Lula, com foco em aumento de produtividade, modernização da infraestrutura municipal e redução das desigualdades regionais.
Entre os equipamentos entregues estão tratores, motoniveladoras, pás-carregadeiras, retroescavadeiras, rolos compactadores e caminhões, que vão reforçar as ações de recuperação, manutenção e melhoria da infraestrutura municipal, essencial para a circulação da produção agropecuária e para o atendimento às comunidades rurais.
Em Mato Grosso, estado de grande extensão territorial e com centenas de comunidades rurais que dependem diretamente de estradas vicinais, o Promaq desempenha papel estratégico no fortalecimento das cadeias produtivas, na garantia da mobilidade e na ampliação do acesso da população a serviços públicos essenciais.
O prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, que representou as prefeituras beneficiadas, ressaltou que o Promaq contribuirá para fortalecer a infraestrutura municipal em todo o estado, melhorando as condições de vida da população e ampliando o suporte ao desenvolvimento econômico local.
O ministro explicou ainda que a distribuição das máquinas foi orientada pelas demandas locais.
Segundo ele, o primeiro critério foi ouvir os prefeitos, entender o que era mais necessário. Fávaro disse que os vereadores e lideranças que estão na ponta, no dia a dia das comunidades também foram ouvidos.