Prazo para vacinação contra brucelose termina no dia 31 de dezembro, alerta Indea

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Indea MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio 

O Governo do Estado alerta aos pecuaristas que o prazo para a vacinação obrigatória contra a brucelose em bezerras de três a oito meses termina no dia 31 de dezembro.

Mato Grosso possui mais de 32 milhões de bovinos e segundo estimativa do Indea, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado, órgão responsável pela gestão da campanha de vacinação, aproximadamente dois milhões desse número são de bezerras na idade determinada para a vacinação contra a brucelose.

O produtor rural do Estado que não vacinar fica sujeito a multa de uma UPF, Unidade Padrão Fiscal de Mato Grosso, por animal, no valor de 253 reais e 90 centavos, além de ficar impedido de realizar a movimentação dos bovinos para outras propriedades.

O prazo final para que o produtor rural tenha o atestado de vacinação contra brucelose, emitido por médico veterinário, será até cinco de janeiro de 2026.

A brucelose é perigosa para os animais e para os humanos. Nos bovinos a doença causa aborto, bezerros fracos, e queda drástica na produtividade das vacas. Nos touros, pode levar à inflamação dos testículos e à infertilidade.

Nos humanos a doença é transmitida pelo consumo de leite cru contaminado ou pelo contato direto com secreções de animais infectados.

Os sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, suor intenso, calafrios, dor nas articulações, perda de peso e mal-estar generalizado.