| 04 Governador não cumpre acordo e deputados não votam o orçamento do Estado para 2026.mp3 |
Foto da manchete: Ângelo Varela / ALMT
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, retirou da pauta de votação o Projeto de Lei Orçamentária Anual, a LOA 2026, alegando que o governo Mauro Mendes não cumpriu o acordo de empenhar os 256 milhões de reais em emendas impositivas de 2025 que ainda não foram pagas.
O acordo teria sido firmado durante uma reunião realizada na última terça-feira, no Palácio Paiaguás.
Na ocasião, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, se comprometeu a empenhar as emendas impositivas dos 24 deputados até esta quarta-feira, condição estabelecida pela Assembleia para analisar o orçamento.
Com a quebra do compromisso, os deputados decidiram adiar a votação da LOA.
Visivelmente contrariado, Max Russi convocou os parlamentares para sessões extraordinárias na próxima segunda-feira, às 10 horas da manhã, e também para o período entre os dias 10 e 15 de janeiro.
Na sessão da próxima semana, os deputados devem analisar o Orçamento de 2026, que prevê receita e fixa despesas no montante superior a 40 bilhões de reais. Isso, se o governador cumprir o acordo com os parlamentares.
Já no mês de janeiro, a pauta das sessões extraordinárias incluirá a votação da RGA, Revisão Geral Anual, dos servidores públicos estaduais, além da apreciação das contas do exercício financeiro de 2024 do Governo do Estado e do Tribunal de Contas de Mato Grosso.