Levantamento mostra que aumentaram os casos de assédio sexual em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
O número de casos de assédio sexual aumentou em 14% no estado, no ano passado.

Mato Grosso é o sexto estado brasileiro com maior número de casos de assédio sexual de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado recentemente.

De acordo com o levantamento, foram registrados em 2019, 365 casos de assédio contra 320, em 2018.

A defensora pública, Rosana Leite, conta que muitas mulheres não percebem que estão sendo vítimas de assédio e que isso pode ser diário.

“Nós vivemos em um estado extremamente patriarcal, em um estado machista. Os crimes contra a mulher acontecem de forma natural, muitas nem percebem que estão sendo assediadas, que estão sendo importunadas sexualmente e isso acontece diariamente”, afirma a defensora.

O delegado, Cláudio Sant’ana, explica o que para se enquadrar na lei de assédio sexual, o crime tem que ser praticado por uma relação hierárquica superior à da vítima.

“Um exemplo, é o gerente assediar aquela funcionária que trabalha abaixo dele na empresa, assediando, forçando, fazendo convites. Já teve o ‘não’ e ele ultrapassa essa barreira. Isso passa a ser inconveniente”, afirma o delegado.

Em 2018, a importunação sexual começou a ser considerada crime no país.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.