Levantamento mostra que 71% das pessoas que morreram por covid-19 em Cuiabá eram negras

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por: Jurandir Antonio

Voz: Eneas Jacobina

 

Um informe epidemiológico sobre a covid-19, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, realizado com apoio de pesquisadores da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, com dados sobre o monitoramento do padrão de morbidade e mortalidade da doença, e descreveu as características clínicas e epidemiológicas dos casos em Cuiabá.

 

No informe foram apresentadas as informações desde a data da notificação do primeiro caso em Cuiabá até a 45ª Semana Epidemiológica, compreendendo o período de 14 de março a sete de novembro de 2020.
 
De acordo com o documento, até o dia sete de novembro foram registrados 30 mil 811 casos de Covid-19 e mil e 47 mortes pela doença.

 

Cerca de 31% dos casos, 60% dos indivíduos internados e 75% dos óbitos foram de pacientes com comorbidades.
 
O informe considerou que o risco de infecção é maior em pessoas negras, pretos e pardos. Das mortes, 71,3% foram pessoas negras.
 
Também foi apontada a tendência crescente do risco de morte com aumento da idade e um risco cerca de duas vezes maior para o sexo masculino comparado ao feminino, exceto para o grupo de 20 a 29 anos.

Entre os casos confirmados de Covid-19 residentes em Cuiabá prevalece o sexo feminino, com 54,3%, tendo, desde o início da pandemia apresentado a maior frequência.

 

No entanto, entre os 1.047 óbitos pela doença, 55,7% eram do sexo masculino.
 
A idade média dos pacientes é 41,7 anos sendo 20% dos casos registrados entre adultos de 30 e 39 anos, e o grupo de 20 a 49 anos concentrou 62,9% dos casos. Idosos representaram 15,0% (4.623) dos casos, enquanto crianças e adolescentes (0 a 19 anos) 6,1% do total de casos.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.