Levantamento dos Cartórios aponta aumento no número de divórcios no período da pandemia

Áudio

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
O longo período de convivência contínua entre casais durante a pandemia e a facilitação do processo de divórcio em Cartórios de Notas, agora também realizados pela internet pela plataforma, já apresentam seus reflexos para as famílias brasileiras.

 

Levantamento do Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal, entidade que reúne os Cartórios de Notas do país, aponta que em Mato Grosso, o segundo semestre de 2020 registrou crescimento nos divórcios em comparação a 2019.


O número total de 671 divórcios extrajudiciais, realizados diretamente em Cartórios de Notas de Mato Grosso no segundo semestre de 2020 é 15% maior do que as 584 separações ocorridas no segundo semestre de 2019.

 

A variação de um ano para outro é 16 pontos percentuais superior à média histórica estadual.

 
O presidente do Colégio Notarial do Brasil - Seção Mato Grosso, Paulo Henrique Felipetto Malta, atribui o aumento observado no número de divórcios ao novo cotidiano imposto pela pandemia, associado à possibilidade de terminar a união de forma remota.


Para realizar o divórcio em Cartório de Notas, o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes.

 

O processo pode ser realizado de forma totalmente online, por meio da plataforma e-Notariado, onde o casal, em posse de um certificado digital emitido gratuitamente por um Cartório de Notas, poderá declarar e expressar sua vontade em uma videoconferência conduzida pelo tabelião.

 

Pelo e-Notariado também é possível realizar testamentos, inventários, uniões estáveis, escrituras de compra e venda e muitos outros atos.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.