| Lei Aldir Blanc destina um milhão e meio de reais para projetos de economia criativa.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Projetos da área de economia criativa em Mato Grosso têm a chance de sair do papel, consolidar sua execução ou entrar na fase de crescimento.
Um dos editais lançados pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer vai impulsionar projetos de criação e desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores de empreendedores criativos do estado.
Com recursos da Lei Aldir Blanc, serão investidos um milhão e 500 mil reais em 30 projetos que vão receber 50 mil reais cada.
A economia criativa abrange as atividades que possuem a criatividade e o capital intelectual como principal insumo e é dividida em mundo das artes, negócios digitais e criações funcionais.
As artes visuais e cênicas, audiovisual, música, literatura, fotografia, artesanato, biblioteca, museus e galerias, patrimônio material e imaterial, cultura popular e tradicional fazem parte do mundo das artes.
Nessa categoria, serão selecionados 14 projetos.
Com a possibilidade de oito projetos contemplados, os negócios digitais englobam as startups, FabLabs, mídias digitais, softwares, novas mídias e mídias sociais.
Já as criações funcionais abrangem arquitetura e urbanismo, moda, gastronomia, design, games, publicidade e turismo. Outros oito projetos poderão ser beneficiados nesse grupo.
Caso não haja projetos suficientes com pontuação mínima em cada área, os valores serão remanejados entre as categorias de acordo com a classificação na fase de seleção.
Assim como as demais seleções públicas recém-abertas pela Secel, as inscrições devem ser feitas até o dia 12 de novembro, próxima quinta-feira.
O edital MT Criativo e seus formulários estão disponíveis em www.cultura.mt.gov.br/editais.