Indicador de Incerteza da Economia tem queda de 9,5 pontos em maio

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução da internet 

Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Indicador de Incerteza da Economia, medido pela Fundação Getúlio Vargas caiu 9,5 pontos em maio, e ficou com 119,9 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Com o resultado, divulgado nesta sexta-feira (28), o indicador agora está apenas 4,8 pontos acima do nível de fevereiro de 2020, último mês antes da chegada da pandemia de covid-19 ao Brasil.

Esta foi a segunda queda consecutiva do nível de incerteza. A economista da fundação, Ana Carolina Gouveia, atribui o quadro a dois fatores: continuidade da campanha de vacinação contra a covid-19, associada à ligeira melhora dos números da pandemia no país neste mês de maio; e a reabertura gradual da economia em diversos países.

Segundo a economista, o indicador ainda não recuperou as altas observadas em março e abril de 2020 e a possibilidade de uma terceira onda de covid e de novas medidas de restrição à mobilidade podem ameaçar essa tendência de queda nos próximos meses.

Ambos os componentes do Indicador de Incerteza tiveram queda em maio. O de Mídia, construído a partir da frequência de notícias com menção à incerteza caiu 8,4 pontos; e o de Expectativas, que é baseado nas previsões de analistas econômicos, recuou 9,8 pontos.

Edição: Leila Santos/ Adrielen Alves

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.