Indea e Famato realizam live para tratar da suspensão da vacinação contra a aftosa.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A vacinação contra a febre aftosa no rebanho bovino não é mais necessária em Mato Grosso a partir deste ano.
Após 40 anos de trabalhos de imunização anual, o Estado atingiu o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação.
No lugar da vacina, os produtores rurais passarão a informar o Indea, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, o número de animais que possuem na propriedade.
Para esclarecer sobre a mudança, o Indea e a Famato, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, realizam, nesta quinta-feira, às três e meia da tarde, uma live no canal do Sistema Famato no Youtube.
A abertura será feita pela presidente do Instituto, Emanuele Araújo, e vai contar com palestra do coordenador de Defesa Sanitária Animal do Indea, João Marcelo Néspoli.
Durante a transmissão pela internet serão discutidos temas como: ‘Plano estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa’ e ‘Como fazer a comunicação do estoque de rebanho?’.
A live vai esclarecer também ‘Como fica a movimentação do rebanho entre os estados com a suspensão da vacinação’ e ‘Quais são as obrigações dos produtores rurais após a suspensão da vacinação contra a febre aftosa’.
A partir do dia 1º de maio, os produtores rurais de Mato Grosso precisam atualizar o estoque de rebanho bovino junto ao Indea. Esse procedimento é obrigatório.