Inca promove consultas virtuais com familiares de pacientes

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Tatiana Aves - Rio de Janeiro

A pandemia de Covid-19 trouxe desafios para todos, especialmente os pacientes oncológicos, que precisam de atendimento frequente nas unidades de saúde. Para diminuir o risco de contágio pelo novo coronavírus, o Instituto Nacional do Câncer implementou medidas importantes para manter os cuidados de forma segura.

Segundo o Inca, um número expressivo desses doentes, acompanhados no ambulatório e em assistência domiciliar, acabou infectado por Covid.

Com isso, profissionais das áreas assistenciais do Instituto passaram a realizar um contato virtual diário com os familiares, para atualização do quadro clínico de cada paciente. A medida ajudou a manter o acompanhamento oncológico, como destaca Renata de Freitas, diretora do Hospital de Cuidados Paliativos do Inca.

De acordo com a oncologista, 74 famílias já fizeram as consultas online. Renata de Freitas acredita que o impacto positivo foi muito grande.

O processo é simples. A partir do momento em que o paciente autoriza o contato online com os familiares, a equipe médica agenda o dia e o horário, para que a interação entre as partes aconteça via aplicativo de vídeo. As vídeochamadas são acompanhadas inclusive por uma psicóloga. 

A ação faz parte de um projeto do Comitê de Ética de Pesquisa do Inca. Agora, estão sendo feitas entrevistas com as famílias que participaram das videochamadas para saber o impacto disso em suas vidas e a importância dos contatos no atendimento aos pacientes.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.