Igreja Católica se adapta e celebra Corpus Christi em meio à pandemia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio

Nesta quinta-feira foi celebrado, pela Igreja Católica, o dia de Corpus Christi, ou Corpo de Cristo. A celebração foi oficializada a mais de 750 anos, como explica o Padre Antônio Carlos, da Diocese do Rio de Janeiro.

Sonora: Padre Antônio Carlos

Uma das mais marcantes características da festa litúrgica é o chamado “Tapete Sacro” confeccionado, geralmente, nas ruas das cidades para que se passe a procissão com os fieis e o Santíssimo Sacramento.

Conforme o Padre Antônio Carlos, essa tradição é uma herança de Portugal e se tornou costume também no Brasil.

Sonora: Padre Antônio Carlos

A pandemia do Coronavírus e as medidas de contenção da doença, impostas pelas autoridades, fizeram com que diversas celebrações religiosas da Igreja Católica sofressem alterações, como foi o caso da tradicional procissão de Corpus Christi.

Em Alto Araguaia, região sudeste de Mato Grosso, na diocese de Rondonópolis-Guiratinga, houve a celebração da missa, no entanto, foram obedecidas as regras de distanciamento e o uso de máscaras de proteção, além de ocupação de apenas 30% do espaço da igreja matriz Nossa Senhora Auxiliadora, como relata o Padre Marcos Antônio.

Sonora: Padre Marcos Antônio

A internet também foi muito usada, já que algumas paróquias preferiram usar das mídias sociais para transmitir a celebração, sem a presença de fieis nos templos.  Em algumas cidades do Estado, foram realizadas carreatas em substituição das procissões, as pessoas permaneceram dentro dos carros e com máscaras.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.