| Governo do Estado vai cadastrar profissionais do setor cultural para pagar auxílio emergencial.mp3 |
Por Sapicuá Rádio News – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, dará início ao cadastramento dos profissionais do setor cultural para acesso direto à renda emergencial, uma das ações previstas na Lei Aldir Blanc.
O lançamento da plataforma de cadastro será nesta quinta-feira, às três e meia da tarde, em um evento que vai contar com a participação do governador Mauro Mendes.
“É com muita responsabilidade e transparência que abriremos o cadastramento dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura. Por meio deste cadastro, parte dos recursos da Lei Aldir Blanc vai diretamente aos profissionais, incluindo artistas, produtores e técnicos das mais diversas áreas”, destaca o secretário de Cultura, Alberto Machado.
De acordo com a lei regulamentada, o valor a ser destinado para as ações de responsabilidade em Mato Grosso é de quase 26 milhões de reais.
Mais de 15 milhões, que representa 60% do valor total, serão utilizados para o pagamento de renda mensal aos trabalhadores da cultura. O restante será distribuído em editais de fomento cultural.
O auxílio emergencial consiste no pagamento de três parcelas de 600 reais, beneficiando cerca de 25 mil profissionais do setor cultural mato-grossense.
Conforme a Lei Aldir Blanc, essa transferência de recursos diretamente aos trabalhadores ficou sob competência do Estado.