| Governo de MT determina toque de recolher e fechamento do comercio a partir das sete da noite (atualizado).mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Governo de Mato Grosso anunciou, nesta segunda-feira, novas medidas restritivas para frear o contágio da covid-19 no estado. As normas contidas no novo decreto passam a valer a partir desta quarta-feira, três de março.
O governador Mauro Mendes, afirmou que foram feitos todos os esforços para abertura de novos leitos de UTI, com o objetivo de manter o controle da taxa de ocupação das vagas disponíveis pelo SUS, Sistema Único de Saúde.
Mauro frisou que o Estado chegou ao limite da capacidade da abertura de UTIs.
Sonora: Mauro Mendes
As medidas são para todo o estado e valem por 15 dias. As regras podem ser prorrogadas, endurecidas ou flexibilizadas, conforme o resultado obtido.
O chefe do executivo disse ainda que encaminhou a Assembleia Legislativa um projeto de lei que deve estabelecer multas para quem estiver desrespeitando as medidas decretadas pelo Estado.
O presidente da AL, Max Russi, considera a medida tomada pelo governo como a melhor para o momento vivido por todos e disse que agora é o momento de conscientização por parte da população
Sonora: Max Russi
O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que a Covid-19 está afetando os mais jovens, que além de ocuparem um maior número de leitos, também estão transmitindo para os mais velhos.
Sonora: Gilberto Figueiredo
Entre as determinações estão a proibição de circulação de pessoas a partir das nove horas da noite. O comercio só pode funcionar até as sete horas da noite, com exceção de farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina e industriais.
Os serviços de delivery seguem autorizados até às 11 da noite, transporte coletivo e similares, como Uber, 99 e outros, podem funcionar normalmente.
Em órgãos públicos estaduais, está suspenso o atendimento presencial, com exceção das unidades finalísticas.
No fim da tarde desta segunda-feira, o Governo do Estado divulgou uma atualização do decreto, permitindo o funcionamento do comércio até o meio-dia, nos sábados e domingos.
Além disso autorizou a realização de eventos, dentro do horário permitido respeitando o limite de 30% da capacidade do local, e um número máximo de 50 pessoas.