| Governadores dizem que “Bolsonaro tenta jogar crise da Covid-19 no colo dos Estados”.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Um grupo de 18 governadores divulgou, nesta segunda-feira, uma carta em que criticam a atitude do governo federal de usar dinheiro público "a fim de produzir informação distorcida, gerar interpretações equivocadas e atacar governos estaduais".
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, assinou o documento.
Os governadores estão reagindo ao posicionamento do presidente Jair Bolsonaro, no último fim de semana, que passou a divulgar em público e nas suas redes sociais que a União repassou bilhões de reais aos Estados para que reduzissem os efeitos da pandemia do coronavírus.
Isso também foi reproduzido nas redes sociais da Secom, Secretaria Especial de Comunicação do governo federal. Na carta, os governadores afirmam que o governo parece "priorizar a criação de confrontos".
Os governadores se irritaram porque a maior parte dos recursos citados por Bolsonaro é repasse obrigatório e regularmente já previstos pela Constituição, não se tratando de um gesto do presidente para conter os problemas da pandemia.
Para o grupo, Bolsonaro decidiu tentar transferir para o colo dos governadores a conta política pela disparada no aumento dos casos de coronavírus.
"Os Governadores dos Estados manifestam preocupação com a utilização, pelo Governo Federal, de instrumentos de comunicação oficial, custeados por dinheiro público, a fim de produzir informação distorcida, gerar interpretações equivocadas e atacar governos locais.
Em meio a uma pandemia, agravada por uma crise econômica e social, o Governo Federal parece priorizar a criação de confrontos, a construção de imagens maniqueístas e o enfraquecimento da cooperação federativa essencial aos interesses da população", diz o texto.