Garimpos ilegais e pistas de pouso clandestinas vão ser monitoradas por satélite na Amazônia mato-grossense

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Eventos hidrometeorológicos, existência de garimpos ilegais e pistas de pouso clandestinas vão ser monitorados em Mato Grosso.

A ação é uma parceria da Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e do Censipam, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, órgão vinculado ao Ministério da Defesa.

Com a cooperação, a Floresta Amazônica em Mato Grosso passa a ser monitorada também por tecnologia de Radar de Abertura Sintética, que é capaz de fornecer imagens de alta resolução mesmo em áreas com cobertura de nuvens ou sem incidência de luz.

O projeto realizado no âmbito do Conselho da Amazônia prevê estender a tecnologia para os municípios de interesse, para que as prefeituras também possam fazer o trabalho de comando e controle reduzindo as taxas de desmatamento ilegal e focos de calor.

Pelo acordo, as instituições vão promover intercâmbio de informações, infraestrutura e recursos humanos para o apoio de estudos, pesquisas, programas de capacitação e quaisquer outras atividades julgadas de interesse e conveniência pelos partícipes, voltadas para o monitoramento territorial.

A primeira reunião de trabalho foi realizada na semana passada e os representantes do Censipam estiveram em Cuiabá para conhecer os setores da Sema que atuam diretamente nas ações de monitoramento do Estado.

O acordo tem duração inicial de cinco anos.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.