| Fogo atingiu uma área 11 vezes maior do que a cidade de São Paulo.mp3 |
Por Sapicuá Rádio News – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O fogo já atingiu um milhão e 700 mil hectares de terras em Mato Grosso este ano, uma área cerca de onze vezes maior do que o território da cidade de São Paulo.
Dos biomas, o Pantanal foi o mais impactado proporcionalmente, com uma área de vegetação nativa queimada nove vezes superior ao quantitativo de desmatamento na região nos últimos dois anos.
A situação também é crítica para as Terras Indígenas mato-grossenses, que concentram 18% de toda a área afetada pelos incêndios no estado.
Os dados se referem às áreas atingidas por queimadas entre janeiro e 17 de agosto e estão detalhados na nota técnica “Caracterização das áreas atingidas por incêndios em Mato Grosso”, lançada pelo ICV, Instituto Centro de Vida.
O estudo identificou o tamanho da área incendiada no estado e categorizou as queimadas por biomas, categorias fundiárias e municípios mais afetados em todo o estado.
A nota também analisou os locais de origem e áreas afetadas pelos maiores incêndios no Pantanal durante o período proibitivo, que começou no dia primeiro de julho e termina no dia 30 de setembro.
O documento aponta que metade da área afetada por incêndios no período incidiu em imóveis rurais inscritos no CAR, Cadastro Ambiental Rural, com 874 mil hectares contabilizados. A categoria é seguida das áreas não cadastradas, que tiveram 367 mil hectares consumidos pelo fogo.
Em terceira posição e com o registro de 307 mil hectares figuram as Terras Indígenas, das quais as mais impactadas foram as dos Pareci e Parabubure, ambas localizadas no Cerrado.
Entre os biomas, a Amazônia registrou 37% das áreas queimadas, seguida do Pantanal, com 32%, e do Cerrado, com 31%.
Terra indígena Perigara, foi, proporcionalmente, a mais castigada pelo fogo em todo o estado, com 75% do território atingido.
O município com maior área afetada por incêndios foi Poconé com mais de 312 mil hectares atingidos, o que correspondente a 18% de toda a área incendiada em Mato Grosso. Em seguida, aparecem Barão de Melgaço e Cáceres.