| Festival Braseiro beneficia organizações sociais e filantrópicas com doações.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Além de oferecer um dia de confraternização com churrasco de qualidade, o Festival Braseiro é um evento criado com o propósito de ajudar pessoas que precisam.
As edições do Braseiro deste ano, em Cuiabá e Rondonópolis, tiveram seu maior público, com mais de sete mil participantes, o que resultou em mais de 500 mil reais em doações para beneficiar 38 entidades sociais e filantrópicas nas duas cidades.
“É no momento da entrega das doações que percebemos que todo trabalho e esforço para realizar o Braseiro valem muito à pena, pois vemos o brilho nos olhos dos representantes e dos beneficiários das instituições e entendemos a grandeza do valor de um simples ‘obrigado’”, afirma o presidente da Associação Braseiro, Marco Túlio Soares.
Muitas instituições beneficiadas pelas doações do Braseiro realizam trabalhos fundamentais para famílias carentes.
A Seara Espírita de Luz faz, há 19 anos, a distribuição de café da manhã e sopão, aos sábados, para cerca de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade social no polo Osmar Cabral, periferia de Cuiabá.
A doação do Festival Braseiro ajudou a entidade na construção de duas salas para armazenar os produtos alimentícios e materiais de cozinha, além de uma área onde são feitas a triagem e a montagem dos 70 sacolões de verduras que também são distribuídos para as famílias carentes, aos sábados. A doação foi de 35 mil e 700 reais, em materiais para a construção.
A Seara está localizada no bairro Liberdade e conta com 250 famílias cadastradas.
Em janeiro de 2020, a Seara vai inaugurar a Creche Nina Zaque, que atenderá 60 crianças na faixa etária de um ano e sete meses até três anos e sete meses, em período integral.
A MT Mamma é outra instituição filantrópica beneficiada pelas doações do Festival Braseiro. A entidade apoia pessoas com câncer de mama há 10 anos.
Hoje, são 300 assistidas no Estado. A entidade conta com patrocinadores efetivos e eventuais, como os do Outubro Rosa e, ainda, associados que pagam uma mensalidade regularmente, além dos recursos provenientes da venda de produtos, como a camiseta da campanha.