| Famílias cuiabanas são as que melhor controlam os gastos no país, diz pesquisa.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Uma Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, e divulgada em Mato Grosso pela Fecomércio, mostra que as famílias em Cuiabá comprometeram 16,6% da renda familiar, contra 29,4% da média nacional, no primeiro mês de 2020.
Na capital mato-grossense, a maior parte das famílias, 60,2% delas, tem até 10% da renda comprometida com dívidas. 17,3% disseram que tem de 11% a 50% da renda familiar presa às dívidas e apenas 4,7% com mais de 50%.
Outros 17,8% dos entrevistados não souberam ou não responderam à pesquisa.
Os pesquisadores ouviram 500 famílias.
Em relação ao número de endividados, ou seja, como as famílias da capital têm se comprometido com contas ou dívidas parceladas, o percentual é pouco menor do que o verificado em nível nacional, 62,3% contra 65,3% a nível Brasil.
Tanto em Cuiabá quanto na média nacional, o número de famílias endividadas aumentou na comparação com janeiro do ano passado, quando o índice registrava 57,8% e 60,1%, respectivamente.
Segundo a Fecomércio, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso, o consumo consciente e de forma responsável vem ocorrendo desde fevereiro de 2017, quando as famílias da capital passaram a comprometer menos de 30% da renda total, percentual considerável aceitável por especialistas.
O cartão de crédito é o principal tipo de dívida e atinge 75% das famílias, seguido dos carnês, com 34,5% e, em terceiro, o financiamento de carro, com 7,3% dos casos.