Famato implanta rede de radares meteorológicos para ter informações precisas sobre o clima

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

 

Quando o assunto é clima, os produtores rurais estão sempre de olhos abertos.

Para melhorar este olhar, já que o tempo é um dos principais fatores para o bom desenvolvimento da safra, o Instituto AgriHub, ligado ao Sistema Famato, criou a Rede de Inovação e Investigação Meteorológica Mato-grossense.

O projeto tem um aporte financeiro de dois milhões de reais do Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente.

O investimento vai viabilizar a implantação, operacionalização e manutenção de uma rede de radares meteorológicos para ser utilizada na agricultura em Mato Grosso.

“A nova estrutura permitirá, a princípio, a cobertura de 25% da área agrícola produzida no estado. Para atingir todo o estado, estimamos que será necessária a instalação de 15 radares”, destacou o diretor executivo do Instituto AgriHub, Otávio Celidonio.

A empresa Amaggi tem o único equipamento atualmente em operação no estado. O equipamento, localizado no município de Sapezal, é do tipo banda X, tem abrangência de 70 quilômetros e é operado pela StartUp Agroclima-Pró. 

“O radar permite uma visualização precisa e em tempo real das formações e deslocamento das nuvens, melhorando a previsão de curto prazo, que conhecemos como nowcasting, assim como vemos nas corridas de Fórmula 1”, explicou Celidonio. 

Diferentemente da maioria dos estados do Brasil e de países com agricultura avançada, Mato Grosso não tem uma estrutura pública de radares.

Segundo o diretor, o projeto poderá ajudar muito os produtores a programar atividades do dia a dia como as pulverizações e a colheita, evitando, por exemplo, aplicações de defensivos que sejam perdidos logo em seguida pela chuva.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.