| Empaer desenvolve projeto de criação de pirarucu em cativeiro na região do Araguaia.mp3 |
Por Sapicuá Rádio News - Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O projeto para criação de pirarucus em cativeiro está sendo realizado em Mato Grosso, na Região Araguaia, e tem como meta para 2020, a construção de 20 tanques escavados de 800 metros quadrados para abrigar um casal de pirarucu em cada tanque.
Mario Cezar Barboza, coordenador do Projeto Pirarucu e técnico agropecuário da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, fala que a proposta é organizar a cadeia produtiva de produção do pirarucu na região de forma sustentável e ambientalmente correta.
De acordo com Barboza, o projeto começou devido à demanda por alevinos, já que alguns agricultores familiares estavam interessados na criação comercial em confinamento da espécie.
Para o início da atividade, os alevinos de pirarucu serão produzidos em laboratório e repassados para os agricultores.
“O pirarucu é o peixe que mais cresce em cativeiro. No primeiro ano atinge o peso de até 10 quilos, considerado ideal para o abate”, comenta.
A prioridade do Projeto é a formação de casais, produção de alevinos e, em seguida, a engorda e produção de carne.
O pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do mundo e o maior do Brasil. O bicho pode chegar a mais de dois metros de comprimento e pesar cerca de 200 quilos.