| Em tempos de pandemia, Polícia Civil orienta a população a utilizar os serviços da Delegacia Virtual.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Durante o período de isolamento social decretado em cidades como Cuiabá, Várzea Grande e em outros municípios, por causa da pandemia do novo coronavírus, a Polícia Civil de Mato Grosso orienta que a população utilize a Delegacia Virtual para o registro de boletins de ocorrência.
Pelo endereço www.delegaciavirtual.mt.gov.br é possível registrar ocorrências de extravio ou furto, furto de celular, exercício ilegal da profissão, desaparecimento de pessoas, calúnia, injúria, difamação, constrangimento ilegal, ameaça, violação de domicílio e denúncias.
O sistema aceita outras ocorrências, inclusive em casos de grave ameaça à vítima. Nos casos que necessitam de perícia, após validar todos os dados pelos telefones fornecidos, a vítima recebe também a requisição pericial por e-mail, sem a necessidade de se deslocar até uma delegacia.
A diretora Metropolitana da Polícia Civil, delegada Ana Paula de Faria, reforça que a população, em casos que podem ser feitos o registro virtual da ocorrência, pode evitar o deslocamento até uma delegacia e se expor desnecessariamente ao risco de contaminação pelo novo coronavírus.
Já o delegado Roberto Amorim, da Central de Ocorrências de Cuiabá, unidade que coordena o atendimento da Delegacia Virtual, explica que o extravio de documentos representa mais de 50% dos registros virtuais, seguidos das ocorrências de furto e ameaça.
No caso de pré-registro de ocorrências, após preencher os campos necessários na opção a pessoa deve ligar em um dos telefones fornecidos para fazer a validação dos dados com a equipe da Delegacia Virtual e receber as instruções necessárias ligue (65) 98463-2525.
Em situações de emergência, a população pode acionar o sistema de segurança pública pelos números 181, 190, 197.
Em casos de violência doméstica há também o Disque 180, da Central Nacional de Atendimento à Mulher.
Entre os meses de março e junho, a Delegacia Virtual registrou quase 19 mil boletins de ocorrências.