Em Mato Grosso, 70% dos trotes nos números de emergência são realizados por crianças

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio

O Ciosp, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, registrou trezentas e 28 mil oitocentas e 15 chamadas de emergência em Cuiabá e Várzea Grande, no primeiro semestre desse ano.

Destas, vinte e uma mil seiscentas e 36 ligações foram trotes. O total representa um percentual de 6,58% das chamadas recebidas. As crianças são responsáveis por 70% dos trotes realizados.

O coordenador do Ciosp, tenente-coronel PM Siziéboro Elvis de Oliveira, afirma que o percentual de trostes se manteve estável durante o período da pandemia e de queimadas no pantanal.  Oliveira reforça a importância de não realizar trotes.

Segundo o tenente-coronel, a partir do momento em que é registrado o trote, uma linha de emergência é ocupada, ou seja, deixará de atender uma pessoa que realmente precisa do serviço das forças de segurança pública e atendimento rápido.

O trote aos serviços de emergência é um crime previsto no Código Penal. Quando identificado, o autor é enquadrado no artigo 340 por falsa comunicação de crime ou de contravenção.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.