Eike Batista é condenado a 11 anos de prisão

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O empresário Eike Batista foi condenado pela 3ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro a uma pena de 11 anos e 8 meses de prisão por crimes contra o mercado de capitais. A juíza Rosália Monteiro Figueira também determinou o pagamento de uma multa de R$ 871 milhões pelos crimes de insider trading, ou o uso de informação privilegiada e de manipulação de mercado.

Eike foi denunciado em 2014 sob a acusação de ter lucrado com a venda de ações de sua empresa OGX- Óleo e Gás Participações, após ter ocultado informações negativas sobre a companhia.

De acordo com o Ministério Público Federal, o empresário teria anunciado a injeção de até US$ 1 bilhão na empresa para atrair investidores, mas sem ter o real interesse em fazer o aporte, e sabia da inviabilidade financeira de ativos importantes da OGX. Com isso, o empresário incorreu no crime de manipulação de mercado.

O MPF também acusou Eike Batista de usar essas informações privilegiadas para lucrar com a venda de ações em 2013., já que ele vendeu papéis da companhia, sem divulgar todas as informações que tinha ao mercado. No processo, a defesa de Eike Batista negou as acusações.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.