| Doações de sangue salvam mais de 40 mil vidas por ano em Mato Grosso.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Organização Mundial da Saúde recomenda que o percentual ideal de doadores de sangue para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população.
No Brasil, o número preocupa, pois não chega a 2%. Neste 25 de novembro, em que foi celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, o MT Hemocentro destacou a nobre e fundamental atitude dos doadores voluntários.
Em Mato Grosso, onde a população é de aproximadamente três milhões e 200 mil habitantes, cerca 25 mil pessoas se candidatam à doação a cada ano.
O MT Hemocentro registrou pouco mais de 277 mil cadastros de doadores voluntários, no período de janeiro de 2002 a outubro de 2020.
“Contamos com o apoio de novos doadores, mas também de doadores fidelizados, que doam no mínimo duas vezes por ano. São pessoas que garantem o estoque de sangue estratégico para manter a Hemorrede”, explica a diretora do banco de sangue estadual,Gian Carla Zanela.
Mesmo abaixo do percentual ideal, a unidade especializada produz 60 mil hemocomponentes por ano, distribui 30 mil bolsas para os hospitais e prontos-socorros, além de tratar diretamente mil e 200 pacientes que fazem uso regular de derivados do sangue em razão de algum tipo de doença.
O MT Hemocentro estima que a doação de sangue salva mais de 40 mil vidas por ano em Mato Grosso.
Devido à pandemia pela Covid-19, o MT Hemocentro está agendando as doações de sangue para evitar aglomerações no local.
As doações podem ser agendadas pelo WhatsApp (65) 98433-0624. Também é possível agendar a doação pela internet.