| Dezembro Laranja alerta que MT tem a maior incidência de câncer de pele do país .mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Mato Grosso é um estado privilegiado em belezas naturais e sol durante todo o ano. O que é perfeito para quem quer se refrescar em rios, cachoeiras ou na piscina do quintal de casa, mesmo.
No entanto, esse mesmo sol é responsável pelo envelhecimento e pelo câncer de pele, ainda mais no verão, quando os índices de raios ultravioletas estão mais intensos.
Por este motivo, a incidência de câncer de pele é maior no estado do que em outras regiões do país.
Apesar da baixa notificação, o que compromete as estatísticas, os profissionais asseguram que o número de pessoas diagnosticadas com a doença no estado é alto.
A Campanha Dezembro Laranja, que visa alertar sobre a doença, destaca a importância dos cuidados com o sol desde a infância.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia pontua que os hábitos de exposição solar das crianças são capazes de influenciar no envelhecimento e no desenvolvimento do câncer de pele. Doença tem fator acumulativo e, geralmente, têm incidência maior entre os 60 e 70 anos.
Desta forma, é importante cultivar hábitos de fotoproteção como o uso de óculos de sol, blusas com proteção UV, bonés, chapéus, filtro solar e evitar a exposição solar entre nove horas da manhã às três da tarde.
O cirurgião oncológico Rafael Sodré Vasconcellos, da clínica Oncolog, explicou que com a exposição solar as células podem sofrer mutações até que fiquem cancerígenas.
Dados do Inca, Instituto Nacional do Câncer, apontam que o câncer de pele corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país. Por ano, são mais de 185 mil novos casos registrados.