Deputado Thiago Silva defende projetos para acabar com o analfabetismo em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
O deputado estadual Thiago Silva, do MDB, pediu a Seduc, Secretaria de Estado de Educação, informações referentes à taxa de analfabetismo em Mato Grosso, com ano base em 2020.

 

O parlamentar cobra maior atuação do Estado nas políticas para diminuir o número de analfabetos nos 141 municípios.

 

O parlamentar lembrou que o Estado aumentou sua capacidade de investimento no último ano e precisa evoluir nesta importante política pública de incentivo a aprendizagem e permanência de crianças e jovens na escola.

 

De acordo com dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Mato Grosso registrou a maior taxa de analfabetismo da região Centro-Oeste, em 2018, com 7,5%, considerando a faixa etária de pessoas com 15 anos ou mais.

 

Esse índice é maior que a taxa nacional, que é de 6,8%.

  

“O PIB de Mato Grosso cresceu 12% no ano passado e para este ano cerca de 16% da receita corrente líquida será direcionada para investimento, então pedimos que o Governo do Estado possa investir de forma prioritária em políticas de combate ao analfabetismo e o incentivo a educação estadual”, ressaltou Silva.

 

A principal preocupação do deputado é o novo sistema de ensino à distância piorar o índice do Ideb estadual, e a qualidade da educação, por isso o Estado precisa investir na tecnologia educacional e atender todas as regiões de Mato Grosso.

 

Thiago Silva é autor de um projeto de lei para a criação do PAEB, Programa de apoio a educação básica, que concede isenção de ICMS nas operações de entrada e saída de computadores, para facilitar a aquisição do equipamento.

 

O projeto do deputado prevê ainda a criação de uma linha de crédito para viabilizar a compra de computadores por alunos e professores, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.