| 01 Deputado Lúdio quer lockdown em Mato Grosso para conter o avanço da Covid-19.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio:
O deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral, do PT, enviou um ofício ao governador Mauro Mendes, pedindo que seja decretada quarentena obrigatória em todo em todo estado de Mato Grosso, com o fechamento de atividades não essenciais.
“Se não for adotada quarentena rigorosa por no mínimo duas semanas, o que está acontecendo hoje no Amazonas pode acontecer em Mato Grosso em poucas semanas”, alertou Lúdio.
Ele destacou que o número de casos novos e de óbitos por covid-19 em Mato Grosso está em crescimento acelerado. A taxa de contágio também está em crescimento e alcançou o índice de 1,25, o que significa que cada 100 pessoas transmitem a doença para outras 125.
No documento, Cabral apresentou a projeção de que o sistema de saúde de Mato Grosso entrará em colapso no início de fevereiro.
O crescimento observado na taxa de ocupação de leitos de UTI adultos nos últimos dias, de 56,1% para mais 73%, o que indica uma ocupação total desses leitos até o dia sete de fevereiro, avaliou o deputado.
Os leitos de UTI, Unidade de Terapia Intensiva, pediátrica já estão esgotados. Ou seja, já não há mais leitos de UTI disponíveis no SUS para crianças com covid-19 grave em Mato Grosso.
Desde março de 2020, Lúdio Cabral vem monitorando a evolução da pandemia em Mato Grosso e fazendo projeções da tendência da curva epidêmica.
Para garantir a adesão da população à quarentena, ele recomendou que o governo realize uma campanha de divulgação para orientar as pessoas sobre a necessidade dessas medidas e de restringir a circulação.
Por sua vez, o governador Mauro Mendes descartou acatar a sugestão do deputado estadual Lúdio Cabral de decretar a quarentena obrigatória em todo Estado pelo período de 15 dias.
Mendes lembrou que a responsabilidade pelo “fecha tudo” é dos prefeitos.