| Deputado defende criação de grupo de trabalho para discutir o Zoneamento Socioeconômico Ecológico.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A convite do deputado Dilmar Dal’Bosco, do DEM, a Assembleia Legislativa, lideranças do Fórum Agro MT, prefeitos e vereadores de diversas regiões participaram, esta semana, de uma reunião de trabalho para discutir propostas, diretrizes e técnicas de planejamento para o Zoneamento Socioeconômico Ecológico.
O encontro aconteceu no auditório da Famato, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá.
O Zoneamento é uma tarefa que os estados brasileiros terão que fazer, mas o setor produtivo rural e a sociedade esperam que seja construída uma legislação compatível com a realidade de cada município e região.
Deputados, prefeitos, vereadores e produtores rurais manifestaram suas preocupações em relação às restrições que estão sendo propostas e que vão atingir, principalmente, as regiões de áreas úmidas no Araguaia e no Guaporé.
“A discussão é necessária, visto que o Zoneamento é importante não somente para o setor produtivo, mas sim para todo o estado de Mato Grosso. A base econômica do estado é a agropecuária e acaba refletindo em outras atividades”, afirmou o presidente do Sistema Famato, Normando Corral.
Já o deputado estadual e líder do governo, Dilmar Dal’Bosco, sugeriu a criação de um grupo de trabalho, com a participação de técnicos do legislativo, deputados, das entidades do agro, representantes da indústria, comércio e da Associação Mato-grossense dos Municípios para ajudar na construção de propostas.
“O que precisamos é dar subsídio para o governador estancar esse problema”, reforçou Dal’Bosco.