| Deputado alerta que contaminação pela covid-19 pode permanecer alta por mais 20 semanas.mp3 |
Por Sapicuá Rádio News – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Os deputados estaduais Lúdio Cabral, do PT, e Doutor Gimenez, do PV, membros da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, reforçaram, nesta segunda-feira, a necessidade da população manter o isolamento social, o uso de máscaras e as medidas de higiene para evitar a infecção e propagação do novo coronavírus em Mato Grosso.
O deputado e médico sanitarista Lúdio Cabral, avaliou a última semana epidemiológica, que apontou um aumento de aproximadamente 6% na média móvel diária de casos novos em 7 dias.
“Fiquei triste quando fechei essa análise, as medidas de flexibilização do isolamento social que aconteceram nas últimas semanas, a população voltou a circular, muitas pessoas sem usar máscara, houve abertura das atividades econômicas, permissão para eventos com até 200 pessoas e isso infelizmente já está produzindo reflexos na curva epidêmica”, lamentou o parlamentar.
Com base na velocidade percentual de descida semanal, Lúdio Cabral estima, a partir de “cálculo precário”, que serão necessárias 20 semanas para a curva chegar a um patamar de estabilidade.
Para mudar esse cenário, o deputado defende que o poder público promova campanhas publicitárias para orientar a população a usar máscara, evitar aglomerações e manter as medidas de higiene e distanciamento social.
Já o deputado estadual Doutor Gimenez concordou com a avaliação feita por Lúdio.
“O curioso é que estamos sendo repetitivos. Desse jeito vamos virar o ano com a Covid ainda batendo em nossas portas. Essa flexibilização parece que permite que as pessoas pensem que as coisas estão bem, quando na verdade não estão”, alertou Gimenez.