| Cuiabá tem aumento no número de crianças e adolescentes contaminados pelo Coronavírus.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A capital de Mato Grosso tem registrado aumento no número de casos da Covid-19 em crianças e adolescentes.
Segundo especialistas, o motivo é a flexibilização das medidas de proteção contra o Coronavírus, que entrou em vigor a partir dos últimos decretos do município e Estado, já que durante o pico da pandemia em Mato Grosso, as crianças e adolescentes estavam em isolamento social.
A Secretaria de Saúde de Cuiabá chamou a atenção para o aumento do número de casos nesta faixa etária. Desde julho, a taxa de crianças aumentou 453% e de adolescentes 615%, evidenciando o aumento superior do risco de infecção nesses grupos.
Alguns estudos mostraram que crianças e adolescentes têm menos risco de desenvolver sintomas graves da Covid-19. No entanto, a atenção tem que estar voltada para a ocorrência da síndrome de respiração inflamatória multissistêmica que associada ao vírus pode até matar a criança ou adolescente.
Em Mato Grosso, já foram atendidos alguns casos suspeitos e somente um, de uma menina de 10 anos, no Hospital Júlio Müller que ficou grave, mas não foi a óbito.
A síndrome acomete criança e adolescente acima do peso ou que com doenças pré-existentes, como problemas coronarianos, que podem acabar se tornando fatores complicadores para quem contrai o novo coronavírus.
Geralmente começa com os sintomas comuns do vírus e acaba evoluindo para um quadro clínico, parecendo um choque tóxico ou uma assepsia, infecção generalizada, um choque cardiogênico.