| Corpo a corpo dos candidatos pode aumentar os casos de covid-19 em Mato Grosso.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que as campanhas eleitorais devem causar novos casos de infecção por Covid-19 em Mato Grosso.
A campanha começou no dia 27 de setembro e segue até 15 de novembro, quando acontece as eleições.
Com candidatos e eleitores se aglomerando, deixando de utilizar as máscaras e ignorando outras medidas de biossegurança, a tendência é de aumentar os casos de infecção no Estado, pois boa parte da população mato-grossense ainda não foi infectada, segundo o secretário.
“Infelizmente, em momento de eleições, os candidatos também acabam incentivando e, por força da necessidade de fazer campanha, eventos de aglomeração de pessoas. É previsto esse aumento durante as campanhas”, afirmou Figueiredo.
“O vetor do vírus é o ser humano. Quanto mais o ser humano se reúne e faz aglomerações, a probabilidade de aumento de pessoas com infecção é maior”, reforçou o secretário.
Figueiredo disse ainda que o Governo está atento aos indicadores de ocupação de leitos com pacientes graves, que tem caído. Entretanto, ressaltou que a pandemia ainda não acabou.
“O comportamento é de como se a pandemia já tivesse acabado. Não acabou. Estamos com média de 700 novos casos por dia”, alertou Gilberto Figueiredo.