Compra de votos e apoio de facção são alvo de operação federal no MT

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Renata Martins - Brasília

Uma mulher foi presa em flagrante em Barra do Garças, Mato Grosso, durante Operação Captura de Estado, contra integrantes de uma facção criminosa, nesta quarta-feira (11). Ela teria tentado destruir um aparelho celular quando agentes cumpriam mandado de busca e apreensão em sua casa.

De acordo com as investigações, as facções financiam e patrocinam candidatos para garantir a eleição de prefeitos e vereadores. A escolha interna de quem seriam os candidatos era feita por meio de “enquetes” realizadas com os faccionados.

O processo de escolha e a operação do esquema eram comunicados pelos “salves”, enviadas por aplicativos de redes sociais. A investigada detida em Barra do Garças, por exemplo, já foi candidata a vereadora no Rio de Janeiro, na cidade de Nova Iguaçu.

Já em Tocantins, a Polícia Federal teve conhecimento de que um vereador de Araguaína estaria prometendo R$200, em um grupo de aplicativo de nome Unidos Venceremos, a cada participante que votasse no candidato recomendado.

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em imóveis ligados aos acusados. As duas investigações seguem em andamento.

Edição: Joana Lima

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.