| Começa o período da Piracema nos rios de Mato Grosso.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Começa nesta quinta-feira a Piracema em Mato Grosso.
No período de defeso está proibida à pesca, tanto amadora como profissional. A proibição segue até o dia 31 de janeiro de 2021, nos rios das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins.
Só está autorizada a pesca de subsistência, desembarcada, que é praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.
Para os ribeirinhos é permitida a cota diária de três quilos e um exemplar de qualquer peso por pescador, respeitando os tamanhos mínimos de captura, estabelecidos pela legislação para cada espécie.
O transporte e comercialização proveniente da pesca de subsistência também fica proibido.
A definição do período da piracema é embasado na legislação de pesca e no manejo dos recursos pesqueiros, realizados por meio de estudos da biologia das espécies mais importantes, incluindo época, idade, tamanho, tipo de reprodução, estudos de crescimento e de estrutura da população de peixes e estudos de dinâmica de populações, que incluem estimativas de taxas de crescimento e de mortalidade populacional.
É no período da Piracema que ocorre a reprodução da maioria das espécies de peixes e por isto a sua captura deve ser proibida.