| Com a informatização, tirar carteira de motorista ficou mais ágil e seguro em MT.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio:
No ano de 2020, o Detran, Departamento Estadual de Trânsito, deu um importante passo informatizando e modernizando as etapas para quem deseja tirar a CNH, Carteira Nacional de Habilitação.
As aulas teóricas ministradas nas autoescolas passaram a ser monitoradas de forma eletrônica pelo Detran através do reconhecimento facial e biometria do candidato e instrutor.
As aulas também são filmadas, para constatar a efetiva participação do aluno e coibir possíveis fraudes.
Para as aulas práticas foi implantado o sistema de telemetria nos veículos de todos os Centros de Formação de Condutores de Mato Grosso, totalizando 300 autoescolas.
O sistema permite o monitoramento das aulas de direção veicular utilizando a validação por foto e biometria do instrutor e candidato, além de localizadores de GPS instalados nos veículos das autoescolas para constatar o percurso realizado pelo aluno.
Já para a realização da prova teórica digital, o Detran de Mato Grosso comprou 300 novos computadores e leitores biométricos que foram instalados em todas as unidades de Cuiabá, Várzea Grande e interior do Estado, otimizando tempo e recurso público com a impressão de provas manuais.
Dessa forma, o Detran sai da era do papel para aplicação dos exames de maneira informatizada, mais rápida e segura, aumentado em 290% a quantidade de provas aplicadas no Estado. Antes, 22 Ciretrans aplicavam a prova teórica de forma digital. Agora, serão 63.
Uma das maiores cobranças da população ao Detran-MT, que vinha especialmente do interior do Estado, era em relação a demora na aplicação das provas práticas de direção.
Com isso, o Detran passou de quatro para 27 bancas fixas, alcançando 38 municípios.