Ciosp e PRF iniciam parceria para atendimentos à população pelo telefone

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio

Entre janeiro e 08 de dezembro de 2019, o Ciosp, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública recebeu 650 mil 760 ligações, das quais resultaram em 135 mil 512 atendimentos. A média é de duas mil e 500 chamadas por dia, com cerca de 500 atendimentos concretizados.

A diferença entre o número de chamadas feitas e o de atendimentos chama a atenção e é explicada pela quantidade de trotes e outros casos que não competem ao serviço de urgência e emergência.

Os números devem aumentar, com a integração de agentes da Polícia Rodoviária Federal à equipe do Ciosp, que começou nesta terça-feira, para duas mil e 900 ligações diárias.

Além disso, as câmeras OCR, sigla em inglês para Reconhecimento Óptico de Caracteres, da PRF, instaladas nas cinco rodovias federais de Mato Grosso também passam a integrar o sistema de videomonitoramento do Ciosp, que é a principal política de segurança do Estado.

O Ciosp agora concentra as chamadas feitas ao 190 da PM-MT, 193 dos Bombeiros, 197 da Polícia Civil, 181 Disque Denúncia, 199 da Defesa Civil e 191 da PRF.

Procon de Mato Grosso alerta cidadão contra o “golpe do motoboy”

O “golpe do motoboy” ganhou esse nome porque, após as ligações falsas, a vítima é informada pelos golpistas que um motoboy contratado pelo banco vai recolher o cartão em sua residência.

Em posse da senha, do cartão e com a confiança da vítima, devido ao contato realizado com banco, os criminosos efetuam saques e compras em nome da vítima.

O Procon-MT, disponibiliza algumas dicas ao cidadão mato-grossense para evitar cair no “golpe do motoboy”.

Não acesse suas informações via link recebido por mensagem, e-mail ou redes sociais;  Não conceda suas informações e senhas por ligações telefônicas, mensagens, nem compartilhe com outras pessoas;  O cartão de crédito é pessoal e intransferível, por isso não entregue-o a outra pessoa; Os bancos não fazem recolhimento de cartão; Na hora de inutilizar um cartão de banco, corte o chip e a tarja preta que fica no verso do cartão. É no chip e na tarja que estão registradas as informações bancárias. 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.