Cerca de 35 mil motoristas ficaram parados na BR-163 por causa de panes

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio:

 

A falta de manutenção preventiva veicular deixou cerca de 35 mil motoristas parados no trecho sob concessão da BR-163/MT em decorrência de panes, entre 1º de janeiro a 30 de novembro.

Destes, 16 mil e 400 veículos precisaram ser guinchados. Os dados são da Concessionária Rota do Oeste, que presta atendimento aos usuários ao longo de 850 quilômetros da rodovia.

O levantamento demonstra que em média, a cada 15 minutos, um veículo é atendido pelas equipes operacionais da Rota do Oeste por problemas mecânico são 80% dos casos, elétrico, 7%, falta de combustível, 9%, e superaquecimento do motor, 4% dos casos.

Do total, duas mil e 500 ocorrências foram registradas durante os feriados prolongados do ano.

Na avaliação do gerente de Operações Concessionária, Wilson Ferreira, o levantamento demonstra que muitos casos são reflexo de um descuido ou mesmo da falta de costume de viajar em rodovias.

“A maioria das ocorrências não existiria se o veículo tivesse passado por uma revisão antes de ser colocado na estrada. Em muitos casos, o problema é resolvido pelas equipes no local, mas ainda é grande a quantidade de veículos que precisam ser removidos por guincho”.

Embora o tráfego da BR-163 seja predominantemente formado por veículos de carga, os veículos de passeio são os que mais ficam parados em decorrência das panes e precisam de remoção com auxílio do guincho.

Em 2020, 44% dos atendimentos desta natureza foram destinados aos automóveis. Na sequência estão os socorros prestados a utilitários, com 22%, e em terceiro lugar as carretas e caminhões que representam 20% dos casos.

As equipes de suporte da Rota do Oeste podem ser chamadas pelo telefone 0800 065 0163, que funciona 24 horas por dia.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.